As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3479Palavras-chave:
Educação, Ciências HumanasResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma formação continuada em serviço, planejada por meio da interação entre escola pública e universidade, numa perspectiva de re(construção) de saberes docentes referentes às atividades experimentais no ensino de ciências subsidiando à profissionalização docente. Participaram da formação um grupo de dez professores que lecionavam ciências na rede municipal de Glória do Goitá (PE). A formação continuada consistiu em um momento inicial de aproximação entre formadoras, Secretaria Municipal de Educação e professores com o intuito de resgatar as necessidades para o desenvolvimento profissional do grupo e, assim, propor o processo formativo. Em seguida, houve discussões acerca da importância das atividades experimentais no ensino de ciências numa perspectiva ambiental e oficinas pedagógicas envolvendo atividades experimentais sobre o meio ambiente. Os resultados apontam a relevância das atividades realizadas na (re)construção de saberes relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo e, dessa forma contribui com a profissionalização docente. Palavras-chave: Formação Continuada, Ensino de Ciências, Atividades Experimentais, Saberes Docentes.Downloads
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Publicado
28.05.2014
Como Citar
LIMA, Analice Almeida; SILVA, Suely Alves; XAVIER, Virgínia Maria Loureiro; SOUZA, Sandra Rodrigues. As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 95–107, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3479. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3479. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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