Indisciplina e afetividade: um enfoque antropológico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3238Palavras-chave:
Indisciplina, Bullying, Preconceito, Educação Basica, Tradição.Resumo
Este ensaio tem por objetivo discutir o fenômeno da indisciplina no contexto escolar, em suas relações com os contextos social, histórico e cultural que o envolvem. Analisa a especificidade e diferenciação do ato indisciplinar para identificar possíveis distorções sócioculturais e superar preconceitos, visando a construção de relações mais igualitárias em educação. Parte dos estudos categoriais preliminares realizados para a problematização dos objetos de duas pesquisas em desenvolvimento pelos autores, no âmbito de suas atividades acadêmicas na Universidade do Grande ABC em São Paulo, Brasil. Discute a natureza e o potencial pedagógico da tradição cultural como articuladora de valores e padrões comportamentais que podem gerar dificuldades na relação de alunos e professores em sala de aula, mediante atos de indisciplina e de desrespeito mútuo, ou na relação entre alunos que ocorre no entorno escolar gerando manifestações de violência e bullying .Downloads
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Publicado
11.09.2012
Como Citar
SEVERINO, Francisca Eleodora Santos; SALUN, Alfredo Oscar. Indisciplina e afetividade: um enfoque antropológico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 207–222, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3238. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3238. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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