Produção científica sobre a permanência estudantil na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25437Palavras-chave:
bibliometria, EPT, formação profissional, permanência estudantilResumo
A permanência na escola é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, no entanto, manter o aluno na escola é um desafio para as instituições de ensino, visto que envolve muitos fatores, podendo ser eles individuais, internos e externos às instituições. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar as produções científicas em relação à permanência estudantil na Educação Profissional, em artigos publicados na Base Capes (Periódico Capes Acesso Aberto), no período de 2012 a 2022. A pesquisa realizada tem uma abordagem quantitativa descritiva, com amostragem intencional, tendo como base as principais leis da bibliometria. Nas análises realizadas, foi evidenciado que existe uma concentração de publicações (84,65%) na área de conhecimento da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, bem como a conexão entre os autores e coautores, que se ligam à parceria na produção do artigo, indicando uma rede a ser explorada em futuras pesquisas. Ficou evidente ainda que a maioria das publicações (87%) são oriundas de pesquisadores de instituições federais. Na análise dos resumos dos artigos que foram objetivo de estudo para este artigo, o termo permanência está fortemente ligado às temáticas e discussões na área da Educação Profissional e Tecnológica, sua complementaridade com o termo evasão, escola e as políticas públicas.
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