O ritual como princípio de ensino em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25407

Palavras-chave:

Angola, arte, educação, ensino, ritual

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em Luanda (Angola), junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), que investiga aspectos etnoteatrológicos de manifestações culturais angolanas. Trata-se aqui especificamente de discutir a relevância e as possibilidades de se entender certos elementos de rituais angolanos como princípios de ensino a serem considerados em escolas de educação básica, sobretudo por meio do trabalho com linguagens artísticas que voltem sua atenção para a riqueza cultural das diferentes línguas e corporeidades maternas de Angola. A prática pedagógica com elementos ritualísticos de manifestações culturais angolanas é aqui abordada como forma de ampliarem-se as oportunidades de — por meio do trabalho com linguagens artísticas (dança, teatro, música, etc.) que manifestem performances típicas dos rituais — compreender, situar e reatualizar a produção dos saberes e conhecimentos locais.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mbandu Luvumbu Nsingui, Instituto Superior Politécnico Crescente do Zango

Mestre em Artes Cênicas

Karyne Dias Coutinho , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender, vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Investigativas da Cena: Poéticas, Estéticas e Pedagogias. Seus interesses atuais de investigação referem-se às relações entre arte e educação. 

Referências

ANGOLA. Lei de Bases do Sistema de Educação. Lei n. 13/01. República de Angola, Assembleia Nacional. Luanda, Angola, 2001.

LUNONO, Paulino Tchiloia Bimba. Corporeidade materna: um conto da trajetória pessoal e reflexões sobre o corpo em arte. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

NSINGUI, Mbandu Luvumbu. Elementos etnoteatrológicos de manifestações culturais em Angola: efeitos artísticos e educativos do ritual de óbito Bakongo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

OLINTO, Lidia; LAMPERT, Cristian. Grotowski e o parateatro: contracultura, ascese e gnose. Moringa: Artes do Espetáculo. João Pessoa, v. 11, n. 1, jna./jun. 2020.

SABINO, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha. O teatro para além do teatro: espiritualidade e ritual em encenações de Jerzy Grotowski. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

14.03.2024

Como Citar

NSINGUI, Mbandu Luvumbu; COUTINHO , Karyne Dias. O ritual como princípio de ensino em Angola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e25407, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.25407. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/25407. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 321
  • pdf 430