O gênero notícia online e o fenômeno das fake news: reflexividade e agentividade no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25011Palavras-chave:
letramento crítico, fake News, gênero notícia, ensino básicoResumo
Este artigo focaliza o processo de leitura de exemplares do gênero notícia online e o fenômeno das Fake News, com o objetivo de compreender em que medida os alunos no Ensino Básico posicionam-se reflexivamente e percebem-se como agentes na construção de sentidos. Partindo de uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho se encora nas Teorias da Comunicação e da Linguística, de modo que, quando articuladas, ambas correntes forneçam subsídios teóricos para avaliação dos procedimentos empregados pelos alunos para a leitura e a representação discursiva sobre notícias online e Fake News. Esta investigação, a partir de uma metodologia de Estudo de Caso, cujo universo de análise compreende alunos do Ensino Básico de uma turma de escola pública de Santa Maria (RS), focaliza o entendimento desses alunos a respeito de Fake News, de notícia e de suas a leituras desses textos. O corpus foi gerado a partir de um questionário semi-estruturado pela plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas. A análise demonstra que os participantes da pesquisa conseguem mapear, identificar e representar discursivamente o que são Fake News. Considerando, no entanto, as estratégias de leituras realizadas pelos alunos, os dados evidenciam que ainda não contemplam a perspectiva crítica-reflexiva proposta pelo Letramento Crítico.
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