Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23450

Palavras-chave:

metodologia ativa de aprendizagem, formação docente, metodologia de ensino e aprendizagem.

Resumo

Este artigo foi construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de apresentar a origem do conceito de metodologias ativas de aprendizagem. Para essa investigação foram selecionados artigos, livros e documentos de regulamentações educacionais nos quais foram citadas as expressões “metodologias de ensino”, “metodologias ativas” e/ou “metodologias ativas de aprendizagem”, acompanhadas de “origem”, “conceitos” e “propósitos”. Objetivando construir uma linha de tempo sobre conceito de metodologias ativas de aprendizagem (MAA), foram selecionadas as apreciações de teóricos que se envolveram com os princípios da MAA antes de receberem essa nomenclatura (Decroly apud Dubreucq, 2010); (Dewey, 1973); (Teixeira, 2000); (Freire, 1996, 2002). Ao se correlacionar à linha histórica dos preceitos da MAA com os seus princípios pedagógicos e didáticos definidos pelos teóricos modernos e contemporâneos, entendeu-se que as MAA já existem há séculos dentro do processo educacional; e que são consideradas como metodologias essenciais para estimular o aprendizado – ou não –, de acordo com as necessidades sociais, econômicas, políticas, históricas, culturais de cada época, uma vez que a educação sempre é considerada a ferramenta de mudança e que molda a sociedade. E, por isso, encontramos na contemporaneidade uma discussão ampliada, regulamentada por documentos orientadores educacionais, sobre o emprego de MAA nas escolas, bem como na formação inicial e continuada de docentes.

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Biografia do Autor

Ronaldo Lasakoswitsck, Aldeias Infantis SOS Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Candido Mendes, UCAM. Graduado em Letras Português e Inglês pela faculdade Instituto Educacional de Ensino Superior Santo André, IESA. Complementação Pedagógica em Língua Inglesa pela Universidade Católica de Santos através do Diploma de Proficiência em Língua Estrangeira da Universidade de Michigan. Experiência como docente no Ensino Livre de Idiomas, no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio Público e Privado e no Ensino Superior - bacharelado (administração, Turismo e Comércio Exterior) e licenciaturas (Letras e Pedagogia). Experiência, também, em gestão administrativa em escola privada e de coordenação pedagógica de cursos superior.

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Publicado

03.01.2023

Como Citar

LASAKOSWITSCK, Ronaldo. Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 63, p. e23450, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n63.23450. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/23450. Acesso em: 3 fev. 2025.
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