Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23450Palavras-chave:
metodologia ativa de aprendizagem, formação docente, metodologia de ensino e aprendizagem.Resumo
Este artigo foi construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de apresentar a origem do conceito de metodologias ativas de aprendizagem. Para essa investigação foram selecionados artigos, livros e documentos de regulamentações educacionais nos quais foram citadas as expressões “metodologias de ensino”, “metodologias ativas” e/ou “metodologias ativas de aprendizagem”, acompanhadas de “origem”, “conceitos” e “propósitos”. Objetivando construir uma linha de tempo sobre conceito de metodologias ativas de aprendizagem (MAA), foram selecionadas as apreciações de teóricos que se envolveram com os princípios da MAA antes de receberem essa nomenclatura (Decroly apud Dubreucq, 2010); (Dewey, 1973); (Teixeira, 2000); (Freire, 1996, 2002). Ao se correlacionar à linha histórica dos preceitos da MAA com os seus princípios pedagógicos e didáticos definidos pelos teóricos modernos e contemporâneos, entendeu-se que as MAA já existem há séculos dentro do processo educacional; e que são consideradas como metodologias essenciais para estimular o aprendizado – ou não –, de acordo com as necessidades sociais, econômicas, políticas, históricas, culturais de cada época, uma vez que a educação sempre é considerada a ferramenta de mudança e que molda a sociedade. E, por isso, encontramos na contemporaneidade uma discussão ampliada, regulamentada por documentos orientadores educacionais, sobre o emprego de MAA nas escolas, bem como na formação inicial e continuada de docentes.
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