Políticas de educação especial: análise do plano de educação (2015 - 2025) e diretrizes da educação especial (2012) de Macapá-AP

Autores

  • Marcia Maria dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Maria do Carmo Lobato da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Ilma de Andrade Barleta Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7647

Palavras-chave:

Alunos com deficiência intelectual. Concepção de deficiência. Política municipal de educa-ção especial.

Resumo

Este artigo analisa a concepção de educação inclusiva a partir das metas para Educação Especial no Plano Municipal de Educação (2015-2025) e nas Diretrizes para a Educação Especial (2012) implementados em Macapá, com foco principal na análise dos compro-missos assumidos para o gerenciamento das ações em torno da educação dos alunos com deficiência intelectual. O estudo se configurou como pesquisa documental, de abordagem qualitativa à luz do materialismo histórico, que considera o processo dos fenômenos estu-dados e como eles se constituem na concretude das políticas educacionais neoliberais. Para tanto, fez-se uso da análise do discurso, pautada na concepção de Bakhtin (2006) e Fairclough (2001). A meto-dologia baseou-se na análise dos documentos: 1) Plano Municipal de Educação (2015-2025) com ênfase nas metas para educação especial; 2) Diretrizes para Educação Especial (2012), a fim de captar até que ponto os discursos apresentados, refletem o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual no Município de Macapá. Os resultados indicaram uma educação que está distante de se efetivar de forma plena, tanto pela incom-preensão de suas concepções e fundamentos, quanto pela escassez de recursos para a ma-nutenção da Educação Especial.  Portanto, o discurso dos documentos sinaliza que a polí-tica de inclusão das pessoas com deficiência, em caráter local, segue os preceitos da política geral consubstanciada no modelo neoliberal com enfoque clínico conservador da deficiên-cia.  

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Biografias Autor

Marcia Maria dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Fe-deral do Amapá. Amapá – AP – Brasil

Maria do Carmo Lobato da Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educa-ção Especial na Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Federal do Amapá. Amapá – AP - Brasil

Ilma de Andrade Barleta, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará.  Docente da Universi-dade Federal do Amapá. Amapá – AP - Brasil

Publicado

2018-12-19

Como Citar

SANTOS, Marcia Maria dos; SILVA, Maria do Carmo Lobato da; BARLETA, Ilma de Andrade. Políticas de educação especial: análise do plano de educação (2015 - 2025) e diretrizes da educação especial (2012) de Macapá-AP. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 197–221, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7647. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7647. Acesso em: 14 nov. 2024.