As salas de recursos das redes públicas estadual e municipal de ensino em Itabaiana (se): realidade ou utopia?

Autores

  • Edivaldo da Silva Costa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7283

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Itabaiana/SE. Salas de recursos.

Resumo

Este artigo teve como intuito sistematizar informações a respeito de salas de recursos de escolas da redes públicas estadual e municipal de ensino da cidade de Itabaiana (SE). As salas de recursos foram criadas a partir do paradigma da Educação Inclusiva tendo como o principal objetivo ampliar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiências que estão matriculadas na escola regular. Com base nos dados do MEC/SEESP, das 23 salas de recursos, 4 estão de fato locadas na rede pública estadual de ensino de Itabaiana e 19 restantes ainda não possui registros de implementação. Conclui-se que a perspectiva da Educação Especial na Educação Básica principalmente na rede municipal de ensino em Itabaiana ainda apresenta vários desafios que requerem políticas públicas educacionais mais efetivas e que viabilizem mecanismos que tangenciem de fato, a uma educação para todos, com todos e para cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Língua Brasiliera de Sinais e em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade São Luís de França. Atualmente, professor assistente do Departamento de Libras atuando no curso Letras Libras. Participante como técnico do Grupo de Pesquisa Elaboração e Análise de Material Didático de Línguas Estrangeiras/Adicionais. 

Publicado

2017-06-28

Como Citar

COSTA, Edivaldo da Silva. As salas de recursos das redes públicas estadual e municipal de ensino em Itabaiana (se): realidade ou utopia?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 91–113, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7283. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7283. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica