O pacto nacional pela alfabetização na idade certa desenvolvido na rede municipal de ensino de corumbá-ms (2013 -2018): avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18467

Palavras-chave:

formação continuada, alfabetização, PNAIC

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa referente ao modo como ocorreu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul, no período de 2013 a 2018. Numa abordagem qualitativa, a produção dos dados deu-se por meio de estudo de relatórios pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEMED) e de entrevista feita com duas coordenadoras responsáveis pela realização do PNAIC no Município. Verificou-se, como aspecto positivo, a preocupação voltada para a teoria e a prática de reflexibilidade (prática/teoria/prática) na construção da identidade profissional. Contatou-se também que o PNAIC não impactou totalmente a prática dos profissionais, mas contribuiu para uma mudança significativa no fazer pedagógico, apontando, portanto, a necessidade de pensar na formação continuada de professores alfabetizadores a fim de que sejam consideradas as situações problemáticas, respeitando as especificidades locais e oportunizando a ocorrência de forma contínua.

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Biografias Autor

Flávia Miguel Ribeiro, Prefeitura Municipal de Corumbá – PMC

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus do Pantanal 

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

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RELATÓRIO. Secretaria Municipal de Corumbá. Pacto 2013 a 2016. Corumbá: Semed, 2016.

Publicado

2021-06-29

Como Citar

RIBEIRO, Flávia Miguel; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa desenvolvido na rede municipal de ensino de corumbá-ms (2013 -2018): avanços e desafios. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 242–252, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.18467. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18467. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos