Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica

Autores

  • Douglas Branco de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iris Weiduschat Instituto Federal Catarinense
  • Alvin Noriler Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8514

Palavras-chave:

Educação. Mídia. Comunicação. Informática Educativa.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo teórico e conceitual para a composição da trajetória da comunicação em educação, congregando os conceitos de cultura, mídia e comunicação humana. Os tópicos de estudo fundamentam-se principalmente em Williams (1969), Adorno (1970), Thompson (1979), Benjamim (1986), Martin-Barbero (1987), e Bauman (1975; 2012). O artigo tem o objetivo de vincular a trajetória da comunicação e mídias à educação, em especial a informática educativa importante nos processos do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. A metodologia de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com foco na perspectiva de uma educação para as mídias e analisa os principais enfoques dados às tendências das pesquisas e práticas educativas midiáticas. No texto é possível perceber a necessidade do exercício da crítica à vida em sociedade, seus interesses e a necessidade do convívio social-cultural na busca pela construção do conhe-cimento que emancipe a todos e todas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Branco de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente da Faculdade Avantis – Balneário Camboriú - SC. Docente da Clínica Psiquiátrica Bem Viver - Camboriú - SC – Brasil

Iris Weiduschat, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pelo Pädagogische Hochschule Freiburg.
Docente do Instituto Federal Catarinense. Santa Catarina – SC - Brasil

Alvin Noriler, Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo

Especialista em Docência em História e Geografia pela Faculdade Avantis. Profes-sor de Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo. Santa Catarina – SC – Brasil

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

CAMARGO, Douglas Branco de; WEIDUSCHAT, Iris; NORILER, Alvin. Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 183–196, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8514. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8514. Acesso em: 14 nov. 2024.