A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7702Palavras-chave:
Sexualidade, Formação de Professores, Síndrome de DownResumo
A pesquisa teve por objetivo analisar os impactos da formação continuada “Cultura Digi-down” sobre a construção de saberes a respeito da sexualidade dos sujeitos com Síndrome de Down. O curso foi promovido pelo Laboratório de Educação, Tecnologia e Inclusão (UFG), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (UFG), buscando promover a forma-ção continuada de professores e fornecer condições para que esses profissionais reflitam sobre a inclusão e a sexualidade dos alunos com Síndrome de Down. Para avaliar a per-cepção dos professores, utilizamos como técnica de coleta de dados o questionário, e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Con-clui-se que o curso contribuiu para desconstruir muitos estereótipos, para desestabilizar as certezas a respeito da sexualidade das pessoas com deficiência e para problematizar a im-portância do envolvimento dos professores no sentido de promover a educação sexual dos estudantes com Síndrome de Down.Downloads
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Publicado
19.09.2017
Como Citar
VIEIRA, Daniella Borges; OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana. A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 99–120, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7702. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7702. Acesso em: 10 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo