Formação de educadores populares na perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1878

Palavras-chave:

Alfabetização. Didática. Extensão universitária. Formação do educador popular

Resumo

Este texto apresenta dados do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e Programa Alfabetização Solidária (PAS), na Extensão Universitária; em que são postos em prática a teoria das salas de aula dos cursos de licenciatura e também, aonde se criou um espaço de estudos e pesquisas. Os alunos bolsistas/PROEX trabalham diretamente com sala de aula de alfabetização e de capacitação de professores da rede de ensino municipal e de monitores nos assentamentos rurais da região. A forma de desenvolver o trabalho de alfabetização com as camadas populares levou-nos a refletir sobre a prática pedagógica e a didática da alfabetização. Tendo a educação popular como base para o desenvolvimento do trabalho pedagógico; iniciamos com o diagnóstico dos alfabetizandos em que busca-se conhecê-los como sujeitos cognoscentes e que tem um saber, esse mesmo procedimento é adotado com os bolsistas. Neste compromisso, a Educação de Jovens e Adultos tem um papel essencial, pois, ao mesmo tempo, que formamos fazemos formação numa construção coletiva.

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Publicado

09.09.2009

Como Citar

ROTTA FURLANETTI, Maria Peregrina de Fátima. Formação de educadores populares na perspectiva de Paulo Freire. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 141–150, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1878. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1878. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos