Desafios docentes na pós-modernidade: a utilização das tecnologias midiáticas e digitais nas práticas pedagógicas

Autores

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Maria Lucia de Amorim Soares UNISO

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1874

Palavras-chave:

Cultura digital. Cultura midiática. Pós-modernidade. Práticas pedagógicas. Sociedade livre

Resumo

Nas últimas décadas observa-se o desenrolar de duas eras civilizatórias: a da comunicação midiática e da digital. Nessas eras, o papel do professor e as práticas pedagógicas adotadas para o exercício do magistério atravessam um processo profundo de transformação que tem levado o professor a buscar de novas técnicas, com o intuito de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a sala de aula, hoje, deve proporcionar a interação entre professor e aluno com os meios digitais de comunicação, pois são os atores responsáveis pela dilatação do conhecimento. Logo, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas nas duas últimas eras civilizatórias, em uma época caracterizada pela midiatização e digitalização da cultura com seus bombardeamentos informacionais, sobre possíveis processos de disseminação aberta do conhecimento e sobre o impacto das novas tecnologias na vida cotidiana dos jovens, adquire extrema importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Leandro Petarnella é Licenciado em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Downloads

Publicado

09.09.2009

Como Citar

PETARNELLA, Leandro; DE AMORIM SOARES, Maria Lucia. Desafios docentes na pós-modernidade: a utilização das tecnologias midiáticas e digitais nas práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 93–98, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1874. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1874. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos