Tecendo relações entre o conceito de “Massa Aperceptiva” de Jakubinskij e algumas ideias de Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14359

Palavras-chave:

Massa aperceptiva. Teoria Histórico-Cultural. Vigotski. Comparação

Resumo

Jakubinskij em sua obra “Sobre a Fala Dialogal” apresenta o conceito massa aperceptiva. O objetivo deste artigo é tecer relações entre os pensadores da Teoria Histórico-Cultural e este conceito, numa tentativa de ampliá-lo para além da linguagem, tentando perceber em que aspectos eles se relacionam. Para isso foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico que se baseou em Jakubinskij (2015); Vigostski (2001) e Leontiev (1978), que buscou relacionar os conceitos apresentados e defendidos pelos pensadores citados, fazendo uma investigação comparativa. As categorias envolvidas são: linguagem, meio e sentido. Ao final deste processo comparativo foi possível associar os conceitos em três aspectos: a importância do meio na compreensão do mundo e no desenvolvimento humano, a semelhança de massa aperceptiva entre falantes e a zona de desenvolvimento proximal, e a relação do sentido vigotskiano e a massa aperceptiva de Jakubinskij, sem esgotar as possibilidades, mas apenas iniciando uma discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Maria Pereira Brandão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília

Estudante de Pós-Graduação do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista -Unesp, Campus de Marília. Mestre em Estudos Anglísticos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Letras pela Universidade de Lisboa.

Vanessa Milani Labadessa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília

Estudante de Pós-Graduação do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista -Unesp, Campus de Marília. Mestre em psicologia Universidade Federal de Rondônia, Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

AQUINO, O. F.; CUNHA, N. M. Concepção didática da tarefa de estudo: dois modelos de aplicação. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (orgs). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar, Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p.173-200.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus Editora, 1997.

JAKUBINSKIJ, L. Sobre a fala dialogal. São Paulo: Parábola, 2015.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. 352p.

LIMA, E. A. Trabalho pedagógico na Educação Infantil: em busca da atitude ativa de professores e crianças. In: MENDONÇA, S. G. L.; PENITENTE, L. A. A.; MILLER, S. (orgs). A questão do método e a Teoria Histórico-Cultural: bases teóricas e implicações pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017, p. 113-129.

LIMA, E. A. AKURI, J. G. M. Um Currículo e defesa da plenitude da formação humana. In: COSTA, S. A.; MELLO, S. A. (orgs). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV. 2017, p. 115-128.

MELLO, S. A. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação da pequena Infância. Revista Cadernos de Educação. Pelotas, nº 50, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/5825/4249>. Acesso em: 14 ago. 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

TEIXEIRA, S.R.; BARCA, A. P. A. Teoria Histórico-Cultural e Educação Infantil: concepções para orientar o pensar e o agir docentes. In: COSTA, S. A.; MELLO, S. A. (orgs). Teoria Histórico Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV. 2017, p. 29-39.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKII, L. S. et al. – Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ícone, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: A questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v.21, n. 4, pp.681-702, out./dez., 2010.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: Tomo III. (1984). 2 ed. Madrid: Machado Nuevo Aprendizaje, 2006.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

BRANDÃO, Silvane Maria Pereira; LABADESSA, Vanessa Milani; LIMA, Márcia Mendes de. Tecendo relações entre o conceito de “Massa Aperceptiva” de Jakubinskij e algumas ideias de Vigotski. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 166–175, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14359. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/14359. Acesso em: 20 set. 2024.