Quinze anos da lei 10639/2003: algumas reflexões dos seus antecedentes históricos, sua importância e os desafios para sua efetivação

Auteurs

  • Cinthia Nolácio de Almeida Maia Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8353

Mots-clés :

LEI 10639/2003. Educação Escolar. Negros. Relações étnico-raciais. Desafios.

Résumé

O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal apresentar um estudo sobre o contexto em que se deu a criação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira na educação escolar, ressaltando sua importância e os desafios para a sua consubstancia-ção, mesmo quinze anos após sua implementação.  Concluímos que a Lei supracitada re-presenta avanços na luta pelos direitos sociais educacionais, especialmente para os negros, uma vez que, que se contrapôs à presença do racismo e de seus efeitos, seja na política educacional mais ampla, seja na organização e funcionamento da educação escolar, dos currículos, das práticas pedagógicas e das relações sociais na escola, porém, muitos desafi-os ainda precisam ser superados para que a mesma se efetive, especialmente em questões que tocam a formação docente, produção de livros e materiais didático-pedagógicos, mu-danças curriculares, entre outras.

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Biographie de l'auteur

Cinthia Nolácio de Almeida Maia, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Salvador, Ba – Brasil.

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Publiée

2018-04-04

Comment citer

MAIA, Cinthia Nolácio de Almeida. Quinze anos da lei 10639/2003: algumas reflexões dos seus antecedentes históricos, sua importância e os desafios para sua efetivação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 84–99, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8353. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8353. Acesso em: 20 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira