Os jovens podem participar? Considerações acerca da participação e formação políticas juvenis

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22908

Mots-clés :

juventudes, jovens, participação política, formação política

Résumé

O presente artigo tem como objetivos conceituar participação e discutir analisando as relações entre juventudes, jovens e política, tendo como abordagem principal os diálogos existentes entre formação e participação políticas. O trabalho se caracteriza como revisão sistemática de literatura subsidiado por abordagem qualitativa, cujos referenciais teóricos se fundamentam nos estudos que dialogam sobre os temas juventude, jovens, formação política e participação política. Os resultados apontam para a polissemia do termo participação, o que coloca em evidência a complexa relação entre formação e participação políticas. Assim como, chamam atenção que as práticas de participação política juvenis variam conforme suas experiências, contextos, condições juvenis e as relações que constroem com as instâncias formativas sociais. Além disso, a revisão de literatura sinaliza, por um lado, a descrença dos jovens com o formato tradicional de fazer política no Brasil e, por outro lado, a esperança dos jovens em novas formas de participação política.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hélio Souza de Cristo, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento

 

José Wellington Marinho de Aragão, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutor em Educação

 

Hugo Saba, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento

 

Références

ABRAMO, H. W. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma refle-xão sobre políticas públicas de juventude. Brasília: SNJ, 2014.

ALMEIDA, R. S. de. Participação política, quando o jovem entra em cena. 2008. Disponível em: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3951.pdf Acesso em: 02 set. 2016.

BARROS, A. T. de; MARTINS, L. M. Juventude e política na experiência de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro: confiança, participação e engajamento político dos egressos. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 46, p. 392-426, set./dez. 2017.

BOGHOSSIAN, C. O.; MINAYO, M. C. de S. Revisão sistemática sobre juventude e partici-pação nos últimos 10 anos. In: Saúde e Sociedade, 18(3), p. 411-423, 2009.

BRASIL. Instituto brasileiro de análises sociais e econômicas. Juventude brasileira e democracia: participação, esferas e políticas públicas. Relatório final. 2005.

BRENNER, A. K. Jovens e militância política. In: CARRANO, P.; FÁVERO, O. (Orgs.). Nar-rativas juvenis e espaços públicos: olhares de pesquisa em educação, mídia e ciências sociais. Nite-rói, RJ: Editora da UFF, 2014.

CARRANO, P.; BRENNER, A. K. Formas e conteúdos da participação de jovens na vida pú-blica. In: Revista Proposta – Fase. Juventude: a arte de poder, jan./mar. 2008, ano 32, n. 115, p. 66-71, jan./mar. 2008.

CARRANO, P.; FÁVERO, O. (Orgs.). Narrativas juvenis e espaços públicos:

olhares de pesquisa em educação, mídia e ciências sociais. Niterói: Editora da UFF, 2014, p. 9-16.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tra-dução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, M. O poder da comunicação. Tradução: Vera Lúcia Mello Joscelyne. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

CASTELLS, M. O poder da identidade. 9. ed. Tradução: Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 2. ed. Tra-dução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

CASTRO, M. G.; ABRAMOVAY, M. Quebrando mitos: juventude,

participação e políticas. Perfil, percepções e recomendações dos participantes da 1ª

Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Brasília: RITLA, 2009.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.

Tradução: Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRISTO, H. S. de; BARZANO, M. A. L. Socialização política e meio ambiente: considerações acerca do engajamento militante de jovens ambientalistas do Estado da Bahia. In: Práxis Educa-tiva, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1251-1269, set./dez., 2019.

DAYRELL, J.; GOMES, N. L.; LEÃO, G. Escola e participação juvenil: é possível esse diálo-go? In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 38, p. 237-252, Editora UFPR, set./dez. 2010.

DAYRELL, J.; MOREIRA, M. I. C.; STENGEL, M. (Orgs.). Juventudes contemporâneas: um mo-saico de possibilidades. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011.

DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, out., p. 1105-1128, 2007a.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. In: Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, Anped, p. 155-176, 2007b.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Pau-lo: Pearson Prentice Hall, 2004.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FORACCHI, M. M. A juventude na sociedade moderna. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2018.

GALLEGO, E. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. M. Da esperança ao ódio: a juventude periférica bolsonarista. In: GALLEGO, E. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

GOHN, M. da G. Manifestações de junho de 2013 no Brasil e praças dos indignados no mundo. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 2014a.

GOHN, M. da G. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.

GOHN, M. da G. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

GOHN, M. da G. Os jovens e as praças dos indignados: territórios de cidadania. In: Revista Brasilei-ra de Sociologia, v. 1, n. 2, p. 205-21, jul./dez., 2013.

GOHN, M. da G. Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019a.

GOHN, M. da G. Sociologia dos movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014c.

GROPPO, L. A. Introdução à sociologia da juventude. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

HORBACH, L. O. Fake news: liberdade de expressão, internet e democracia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MAHEIRIE, K.; GROFF, A. R.; BUENO, G.; MATTOS, L. K. de; SILVA, D. O. B. da; MÜLLER, F. L. Concepções de juventude e política: produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros (2002 a 2011). In: Estudos de Psicologia, 18(2), p. 335-342, 2013.

MAIA, R. C. M.; GOMES, W.; MARQUES, F. P. J. A. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2017.

MARTINS, F. A. S.; DAYRELL, J. T. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educação e Realidade, 38(4), p. 1267-1282, 2013.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2013.

MINAYO, M. C. de S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qua-litativa. In: Revista Lusófona de Educação, v. 40, n. 40, 139- 153, 2018. Disponível: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439 Acesso em: 25 mar. 2020.

MORTADA, S. P. De jovem a estudante: apontamentos críticos. In: Psicologia & Sociedade, 21(3), p. 373-382, 2009.

OLIVEIRA, V. H. N.; LACERDA, M. P. C. DE; NOVAES, R. C. R. Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes. In: Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e71209, p. 1-19, 2021.

PAIVA, A. R. (Org.). Juventude, cultura cívica e cidadania. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

PIMENTA, M. de M. Ser jovem e ser adulto: identidades, representações e trajetórias. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

SALES, M. A.; MATOS, M. C. de; LEAL, M. C (Orgs.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SPOSITO, M. P. (Org). Ação coletiva, jovens e engajamento militante. In: CARRANO, P.; FÁ

VERO, O. (Orgs.). Narrativas juvenis e espaços públicos: olhares de pesquisa em educação, mídia e ciências sociais. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2014.

SPOSITO, M. Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e edu-cação. In: Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 73-94, São Paulo, Anped, 2000.

TOMIZAKI, K.; DANILIAUSKAS, M. A pesquisa sobre educação, juventude e política: re-flexões e perspectivas. In: Pro-Prosições. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980- 6248-2016-0126, V. 29, n. 1 (86), p. 214-238, jan./abr. 2018.

TOMMASI, L. de. Jovens brasileiros, espaços e tempos de participação política. In: Debate – juventudes em rede: jovens produzindo educação, trabalho e cultura, p. 12-19, 2007.

WEISHEIMER, N. et al. Sociologia da juventude. Curitiba: Intersaberes, 2013.

Téléchargements

Publiée

2022-12-15

Comment citer

CRISTO, Hélio Souza de; ARAGÃO, José Wellington Marinho de; SABA, Hugo. Os jovens podem participar? Considerações acerca da participação e formação políticas juvenis. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 46–58, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n2.22908. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/22908. Acesso em: 10 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Juventudes e Ação Política