Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares

Auteurs

  • Ana Maria de Paula Siqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1869

Mots-clés :

Alfabetização. Construtivismo. Escola democrática. Políticas.

Résumé

A investigação deste trabalho refere-se ao período entre 1984 e 1996, quando ocorreu a implantação do Ciclo Básico de Alfabetização e da Jornada Única, no Estado de São Paulo. Esta investigação procurou levar em conta o problema de acesso, permanência ou evasão de crianças das classes populares, com proposta diferenciada de inovação em alfabetização. Esta pesquisa é resultado da preocupação com o elevado número de crianças excluídas do processo de alfabetização e também pelo rendimento insatisfatório daquelas que se encontram matriculadas em nossas escolas. Fundamentamo-nos nas teorias de Jean Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Lev Vigotsky, Henri Wallon e outros para discussão, reflexão, análise e realização das atividades feitas em sala de aula pelas crianças. Voltamos um breve olhar para a situação da escola nas décadas anteriores, com o intuito de situar melhor o contexto atual e apresentar uma experiência, inspirada na teoria construtivista, que nos levou a alguns resultados que julgamos positivos e animadores de novas experiências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Maria de Paula Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em educação – Psicologia da Educação – PUC Professor Adjunto II da Universidade Guarulhos e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Téléchargements

Publiée

2009-09-09

Comment citer

DE PAULA SIQUEIRA, Ana Maria. Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 45–52, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1869. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1869. Acesso em: 12 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos