Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136Mots-clés :
Ensino superior, Assistência estudantil, Apoio pedagógico, Permanência estudantil, Política pública.Résumé
Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.
Téléchargements
Références
ABREU, Renata Pacheco. As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus Londrina. 2017. Dissertação (Mestre em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, Londrina, 2017.
ANDRADE, Ana Maria Jung de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação (Campinas) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.512-528. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200014.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira e SULIANO, Daniele Cirilo. Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.282-298. ISSN 0034-7183. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/339512841.
ARAUJO, Sandy Andreza De Lavor. Análise da efetividade da política de assistência estudantil do Instituto Federal do Ceará campus Iguatu, na garantia das condições de permanência no ensino superior. 2017. 210f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Educação Superior, Fortaleza, 2017.
BORSATO, Francieli Piva. A configuração da assistência estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul após a implantação do PNAES. 2015. Dissertação (Mestre em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, Londrina, 2015.
BOTELHO, Cristiane Roque Pereira. Assistência estudantil na Universidade Federal de Viçosa: composições e tensões no/com o movimento estudantil. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.4, pp.1239-1250. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201710167954.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: REUNI. 2007. MEC. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 04/08/2019.
BRASIL. Decreto 7234. Institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil e dá outras provi-dências. Casa Civil. Brasília: julho de 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccvil_3/ato2007-010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em 04/08/2019
BRASIL. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades fe-derais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
CRESTE, Cecília Emília de Oliveira. Psycho-pedagogical Support Service rendered to medicine students: a case study. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
DIAS, Diana; SÁ, Maria José. The Impact of the Transition to HE: emotions, feelings and sensations. European Journal of Education, v(49), n(2), 2014, p.291-303.
DIAS, Diana. Democratização versus Massificação: um olhar do acesso ao sucesso. In: CNE (Conselho Nacional de Educação). Acesso ao Ensino Superior: Desafios para o Século XXI. Évora: Conselho Nacional de Educação, 2015, p.68-77.
DONIDA, Lais Oliva e SANTANA, Ana Paula. Apoio Pedagógico como proposta de educação para todos. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e192527. Epub 06-Jun-2019. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945192527.
DUTRA, Natália Gomes dos Reis e SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.148-181. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100006.
FARIAS, Leonardo Monte Silva Monteiro de. Assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/ Campus João Pessoa: contradições, limites e desafios para a atenção aos estudantes do ensino superior. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior, João Pessoa, 2018.
FERNANDES, Rebeca Vasconcelos. Programa de Bolsa Permanência – uma avaliação das possibilidades para a conclusão do ensino superior do estudante vulnerável na UFT/campus de Gurupi. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2018.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002, p. 257-272. Acesso em: 04/09/2020. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf.
GARRIDO, Edleusa Nery e MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva. A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp.87-95. ISSN 2175-3539. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100009.
HERINGER, Rosana. Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Tomo (UFS), v. 1, p. 13-29, 2014.
HERINGER, Rosana. Expansão do ensino superior no Brasil: acesso, diferenciação interna e políticas de inclusão (2011). In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba (PR). Anais do XV Congresso da SBS.
IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc. [online]. 2017, n.129, pp.285-303. ISSN 0101-6628. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.109.
LACERDA, Izabella Pirro e VALENTINI, Felipe. Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.413-423. ISSN 2175-3539. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018022524.
MAGALHÃES, J. C. Gestão da política de cotas em instituições federais de ensino superior: estudo na Universidade Federal de Goiás. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
MARQUES, Sebastião Rodrigues. O Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAE: Uma análise a partir dos/as assistentes sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 2014. 268 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
MATTA, Cristiane Maria Barra da; LEBRAO, Susana Marraccini Giampietri e HELENO, Maria Geralda Viana. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.583-591. ISSN 2175-3539. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111118.
MAURICIO, Nathanni Marrelli Matos. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Tocantins. 2019. 177f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2019.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; SAMPAIO, Helena; HERINGER, Rosana. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia. v.6, n.12 Jan-Abr/2018.
OSSE, Cleuser Maria Campos. Pródromos e qualidade de vida de jovens na moradia estudantil da Universidade de Brasília - UnB. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
RECKTENVALD, Marcelo; MATTEI, Lauro e PEREIRA, Vilmar Alves. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação (Campinas) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.405-423. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200008.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.723-747. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010.
SAMPAIO, Helena. Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão. Rev. Bras. de Ciências Sociais, 2014, v(29)n(84), p.43-55.
SENGER, Amália. Assistência estudantil no ensino superior: uma análise do Programa Auxílio Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.
SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.820-846. ISSN 0100-1574. http://dx.doi.org/10.1590/198053143986.
TOTI, Michelle C. Silva; POLYDORO, Soely A. Jorge; ASSUMPÇÃO, Flavia V. S. Leite. O Apoio Pedagógico nas Universidades Federais Brasileiras. Congreso Internacional de Orientación para el aprendizaje em educación superior OAES. Santigo (Chile), 2018, 137-140.
TOTI, Michelle C. Silva; DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Conquistas, possibilidades e desafios para os serviços e seus profissionais. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; TOTI, Michelle C. Silva; SAMPAIO, Helena; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge (orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p.472-497.
TROW, Martin. Reflections on the Transition from Elite to Mass to Universal Access: Forms and Phases of Higher Education in Modern Societies since WWII. In: ALTBACH, Philip (ed.). International Handbook of Higher Education. Berkeley: Kluwer. 2005. Acesso: 19/01/2019. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/96p3s213.
UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Preface. In: UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Student Affairs and Services in Higher Education: Global Foundations, Issues and Best Practices. Paris, UNESCO, 2009.
VARGAS, Melissa Welter. Políticas públicas e desenvolvimento: limites e possibilidades na materialização da assistência estudantil no contexto da UNIPAMPA. 2017. 161f. Dissertação (Mestre em Desenvolvimento Regional) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí) - Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Ijuí, 2017.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.1, pp.149-163. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pós-graduação 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.