O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13150

Mots-clés :

Educação especial, Gestão, Inclusão.

Résumé

A pesquisa propõe conhecer as concepções da gestão escolar acerca do processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental municipal, identificando concepções, relações e ações atinentes ao processo em análise. O método é qualitativo, descritivo e de campo, tendo como instrumentos investigativos entrevistas e pesquisa documental, utilizando-se da hermenêutica para análise dos resultados. Os resultados apontam que os gestores concebem a inclusão como um direito do aluno e dever da escola, mas demonstram incertezas em relação à capacidade da escola para garantir a aprendizagem dos estudantes. Com respeito às relações entre direção e comunidade escolar, os gestores buscam parceria das famílias, possuem recursos e apoio para oferecer aos docentes, mas solicitam maior assessoria da secretaria da educação e ainda alguns quadros técnicos para qualificar a educação aos alunos

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Mara Rosane Souza Soares, Universidade La Salle

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle. Possui especialização em Especialização em Educação Inclusiva , especialização em Gestão Estratégica Empresarial  e aperfeicoamento em Prepação para Professores de Educação Especial - Deficientes Auditivos. 

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle.

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Publiée

2019-12-19

Comment citer

SOARES, Mara Rosane Souza; ZILIOTTO, Denise Macedo. O gestor escolar e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial municipal. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 220–234, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.13150. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13150. Acesso em: 20 sept. 2024.