Educação inclusiva, os desafios para sua efetivação
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7716Palabras clave:
Educação inclusiva. Desafios. Legislações. Alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).Resumen
As políticas públicas educacionais no Brasil vêm se modificando ao longo das últimas dé-cadas, na busca de assegurar cada vez mais os direitos das pessoas com deficiência, isto é, dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Nesta trajetória de grandes conquistas, principalmente referente às legislações, nos deparamos cada vez mais com os desafios das implementações previstas nas mesmas, sejam elas, a formação docente, adap-tação curricular, espaços escolares adaptados etc. Neste sentido, o presente artigo propõe uma leitura do que é proposto na teoria e o que realmente acontece na prática e no dia a dia escolar, seus pontos e contrapontos. Pois, visa à reflexão de possíveis caminhos para a efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva.