Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica: Realidade ou utopia? Realidade, para os professores que aceitam inovar os paradigmas educacionais

Autores/as

  • Ladimari Toledo Hoeppler Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7263

Palabras clave:

Inclusão, Educação Básica, Professores, pessoas com deficiência.

Resumen

A discussão em torno a inclusão escolar não é mais novidade no meio educacional. Leis, declarações e direitos foram instituídas. Cursos de formação de professores originaram-se abordando a temática da deficiência e da inclusão, no intuito de auxiliar o professor ao entendimento de como trabalhar com as pessoas com deficiência. No entanto compreende-se que para a inclusão ser efetivada, onde o aluno participe ativamente no grupo, não depende somente de reestruturações educacionais ou de formação de professores, mas sim, de como este aluno seja visto, aceito e recebido pelo professor. A inclusão não se concretiza a partir de normas, mas a partir do querer do professor. O instinto, a aptidão, a qualidade, a capacidade, bem como a disposição, são fatores que auxiliam o professor a estabelecer um novo paradigma de inclusão, onde, é possível trabalhar com as pessoas com deficiência, porque elas, como qualquer aluno apresentam limitações e capacidades. 

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Biografía del autor/a

Ladimari Toledo Hoeppler, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Educação Especial, pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
Especialização em Def. Mental - UFSM, Mestrado em Educação - UFSM, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

HOEPPLER, Ladimari Toledo. Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica: Realidade ou utopia? Realidade, para os professores que aceitam inovar os paradigmas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 67–90, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7263. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7263. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica