Preconceito e educação infantil: a gênese dos comportamentos segregacionistas na primeira infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18366

Palabras clave:

Comportamento, Educação infantil, Infância, Preconceito.

Resumen

O presente artigo apresenta apontamentos acerca da formação dos comportamentos de segregação na idade pré-escolar, suas raízes e motivações, a partir de pesquisa de caráter bibliográfico. São apresentados, neste estudo, dados sobre o comportamento das crianças em idade pré-escolar, que podem auxiliar o entendimento de seus parâmetros na formação comportamental e no estabelecimento de conceitos. Conclui-se que o preconceito não é inato, apontando a importância da mediação dos educadores em determinadas situações do cotidiano escolar, direcionando as relações para evitar que os agrupamentos naturais da humanidade, na busca por seus pares, se tornem instrumentos de ação preconceituosa entre os estudantes. A análise final aponta também para a necessidade da mediação respeitosa dos adultos nas relações entre as crianças no período da Educação Infantil, visto que estas ainda caminham para a autonomia, como é próprio da infância, e os cuidadores representam uma ponte com o mundo externo à escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Maria Martins Gaidargi-Garutti, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Educação, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Educação, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Citas

ABOUD, Frances. Children and prejudice. Oxford: Basil Blackwell Inc, 1998.

ALLPORT, Gordon. Personalidade: padrões e desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1974.

ALLPORT, Gordon. The Nature of Prejudice: 25th Anniversary Edition. Nova Iorque: Basic Bo-oks, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1991.

KINZLER, Katherine; DUPOUX, Emmanuel; SPELKE, Elizabeth. The native language of social cognition. Proceedings of the National Academy of Sciences, n. 104, p.12577-12580, 2007.

KINZLER, Katherine; SHUTTS, Kristin, JESUS, Jasmine; SPELKE, Elizabeth. Accent trumps race in guiding children’s social preferences. Social Cognitio, n27, p.623-634, 2009.

KINZLER, Katherine; CORRIVEAU, Kathleen; HARRIS, Paul. Children’s selective trust in native-accented speakers. Developmental science, n14, p.106-111, 2011.

KURZBAN, Robert; TOOBY, John; COSMIDES, Leda. Can race be erased? Coalitional com-putation and social categorization. Proceedings of the National Academy of Sciences, n. 98, p.15387-15392, 2001.

McGLOTHLIN, Heidi; & KILLEN, Melanie. Intergroup attitudes of European America chil-dren attending ethnically homogeneous schools. Child development, n. 77, p.1375-1386, 2006.

MESSICK, David; MACKIE, Daiane. Intergroup relations. Annual review of psychology, n40, p.45-81, 1989.

PICCOLO, Gustavo. Educação infantil: análise da manifestação social do preconceito na ativi-dade principal de jogos. São Carlos: UFSCar, 2008.

QUINN, Paul et al. Representation of the gender of human faces by infants. Perception, n. 31, p. 1109 -1121, 2002.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ROSEMBERG, Marshall. Comunicação Não-Violenta. São Paulo: Ágora, 2006.

SHUTTS, Kristin; KINZLER, Katherine; Mckee Caitlin; SPELKE, Elizabeth. Social infor-mation guides infants selection of foods. Journal of cognition and development, n. 10, p.1-17, 2009.

PRATTO, Felicia; SIDANIUS, Jim; LEVIN, Shana. Social dominance theory and the dynamics of intergroup relations: Taking stock and looking forward. European review of social psychology, n. 17, p. 271-320, 2006.

VYGOTSKY, Lev. Obras escogidas. Volume 2. Madrid: Aprendizaje Visor, 1993.

VYGOTSKY, Lev. Obras escogidas. Volume 4. Madrid: Aprendizaje Visor, 1996.

VYGOTSKY, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

GAIDARGI-GARUTTI, Alessandra Maria Martins; ROMÃO, José Eustáquio. Preconceito e educação infantil: a gênese dos comportamentos segregacionistas na primeira infância. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 33–47, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18366. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18366. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos