Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14907

Palabras clave:

Ensino de História, Análise documental, BNCC.

Resumen

No ensino de História, a discussão sobre a importância do uso de documentos históricos para a produção de conhecimento vem ganhando espaço nos debates e nas páginas de documentos oficiais. Diante desse cenário, é imprescindível que os professores de História tenham consciência do papel de documentos para ensino de história e as possibilidades de aprendizado a partir dessas em âmbito escolar. Por isso, esse artigo busca esclarecer a relação entre o uso dos documentos no processo de ensino/aprendizagem, como transformar o documento em um objeto pedagógico e qual o papel do professor nesse processo. Apresentamos uma análise iconográfica da obra The Nightmare of Henry I, de John Worcester, na qual o cronista ilustra as perturbações que o rei, Henrique I, estava sofrendo durante o sono, refletindo sobre procedimentos e preocupações que se fazem presentes no exercício de elaboração de uma análise em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social.

Rachel Duarte Abdala, UNITAU- Universidade de Taubaté

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013).

Ana Claudia Moreira Rodrigues, UNITAU- Universidade de Taubaté

Formada em licenciatura em História pela Universidade de Taubaté-SP.

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

SALGADO RIBEIRO, Suzana Lopes; ABDALA, Rachel Duarte; RODRIGUES, Ana Claudia Moreira. Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 63–81, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14907. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/14907. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização