Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461

Resumen

Este artigo tem a finalidade de discutir as práticas pedagógicas dos professores da Rede Municipal de Ensino, a partir das relevantes experiências profissionais que traduzem os nossos momentos, olhares e percepções referentes à nossa atuação como formadoras/capacitadoras destes profissionais. Traremos para o debate o “lócus” da formação em serviço e sua relação com o “lócus” da atuação docente, espaço onde as práticas docentes acontecem. Nosso objetivo é traduzir a qualidade das formações em serviço – que são formações institucionais -, através do nosso papel, da nossa atuação. O nosso estudo abordará estes espaços de formação, suas instituições locais e os processos instituintes, de autoria e autoridade que acontecem. As tensões, os avanços e retrocessos que cotidianamente se sucedem. Este esboço atravessará as diferentes concepções de aprendizagem, filosofias e abordagens teóricas circundantes na atualidade e que são representativas do corpo profissional. Essa discussão se faz necessária quando falamos de formação em serviço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Guedes, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação Possui Especialização em Mídias Educativas, Psicopedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.Graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é estatutário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional Digital, Alfabetização, Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores.

Mônica Macedo, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Possui especialização em Produção do Conhecimento na Escola Básica: Da Pré-Escola à 4ª série pela Universidade Federal Fluminense e pela CEFET-RJ em Relações Etnicorraciais e Educação. É graduada em PEDAGOGIA pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel. Atualmente, trabalha na Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro na Coordenação de Revisão Curricular.Tem experiência na área de Educação e na formação de professores, com ênfase em alfabetização.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

GUEDES, Sabrina; MACEDO, Mônica. Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.13461. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13461. Acesso em: 20 sep. 2024.