O ensino de música no Brasil: um estudo de sua constituição através de dispositivos legais

Autores

  • Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti Universidade Nove de Julho
  • Karlla Teixeira SEESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6826

Palavras-chave:

O Ensino de Música. Música na Educação Básica. Leis do Ensino de Música. Legalidade do Ensino de Música.

Resumo

Este artigo contempla aspetos referentes a educação musical no Brasil. Tem como objetivo dar a ver a diacronia deste processo por meio da análise de dispositivos em diálogo com produções teóricas sobre o tema. Parte da perspectiva da consideração do contexto histórico em que cada peça legal foi configurada, bem como o horizonte social em que se projetava a aplicação das determinações nelas expressas. Para sua elaboração foi adotado como procedimento de pesquisa o levantamento bibliográfico e documental.

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Pedagoga, Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do PROGEPE UNINOVE e do curso de Pedagogia da IES.

Karlla Teixeira, SEESP

Musicista. Mestre pelo PROGEPE UNINOVE. Professora da rede pública estadual de São Paulo.

Publicado

01.11.2016

Como Citar

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Aparecida; TEIXEIRA, Karlla. O ensino de música no Brasil: um estudo de sua constituição através de dispositivos legais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 114–136, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6826. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/6826. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos