Aprendizagem baseada em projeto: metodologia ativa no ensino da Administração

Autores

  • Sandra Stöckli Arantes Centro Universitário de Várzea Grande
  • Miguel Arantes Normanha Filho Centro Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6820

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em projeto. Competências.

Resumo

A gênese do artigo parte do vivenciar e registrar as experiências educativas durante um ano, com aplicação de metodologia ativa, em duas unidades curriculares identificadas como projetos integradores de um curso de Administração, referentes à elaboração de planos de negócio no 5º semestre letivo e apresentação pública do negócio em Feira de Negócios no 6º semestre letivo. O objetivo do artigo foi definido como: vivenciar e registrar as experiências educativas com aplicação das metodologias ativas na elaboração de projetos integradores para construções de planos de negócio e suas aplicações, com demonstração pública. Observaram-se, nas elaborações dos planos de negócio, nos planejamentos e nas apresentações no âmbito da Feira de Negócios, o transcender dos conhecimentos acadêmicos na busca de sustentação teórica para as soluções práticas encontradas e constatou-se, assim, o Cadernos de pós-graduação ISSN 2525-3514 52 alcance de atitudes que traduziram o conhecimento e prática dos participantes dos grupos na solução de problemas, revelando-se serem experiências educativas inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Stöckli Arantes, Centro Universitário de Várzea Grande

Mestranda em Educação pela UFMT.Coordenadora de Tutoria EaD e Professora do Centro.Universitário de Várzea Grande – UNIVAG - Mato Grosso.

Miguel Arantes Normanha Filho, Centro Universitário de Várzea Grande

Mestre em Administração.

Mestre em Gerontologia pela PUC-SP.

Coordenador do Curso de Administração e Professor do

Centro Universitário de Várzea Grande.

Publicado

01.11.2016

Como Citar

ARANTES, Sandra Stöckli; NORMANHA FILHO, Miguel Arantes. Aprendizagem baseada em projeto: metodologia ativa no ensino da Administração. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 51–74, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6820. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/6820. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos