A contribuição das pesquisas sobre a fase do associativismo para o estudo da organização e da ação coletiva docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24962Palavras-chave:
associativismo; associativismo docente; sindicalismo docente; profissão docenteResumo
Esta investigação é o recorte de um estudo realizado no estágio pós-doutoral e tem como escopo central analisar a contribuição das pesquisas sobre a fase do associativismo docente para a investigação da organização e da ação coletiva dos professores da educação básica. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, que utilizou um corpus composto por 34 produções acadêmicas resultantes de um levantamento de dados no site da BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O estudo constatou que, a despeito de tratar-se de um campo de pesquisa ainda em fase de consolidação, os trabalhos na área têm contribuído para a conformação de novas perspectivas teórico-metodológicas para a investigação da organização e da ação coletiva docente, uma vez que existe uma tendência em indicar o período do associativismo como uma pré-história do movimento sindical docente.
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