As propostas de formação integral do Instituto Federal de São Paulo: do documento base de 2007 aos currículos de referência de 2019
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24573Palavras-chave:
formação integral; educação profissional de nível médio; documento base; currículos de referência; Instituto Federal de Educação de São PauloResumo
Desde a década de 1990, diferentes propostas de reforma curricular foram propostas e implementadas com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, com destaque para as reformas que foram pautadas pela pedagogia das competências. É nesse contexto de reformas e diretrizes que as instituições educacionais responsáveis pela oferta de educação de nível médio e profissional tem procurado organizar seus currículos, trajetórias e cursos. Nosso objetivo neste texto é apresentar a forma como o Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP) elabora seus currículos de referência em meio a esse processo reformista. A partir dos documentos que fundamentam a reorganização curricular dos cursos, optou-se por analisar o currículo proposto pelo IFSP de forma macro, para ilustrar alguns pressupostos contidos nos documentos, verificando as principais características da política educacional instituída por meio dos currículos de referência na educação profissional de nível médio.
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