O papel do professor face à literatura com crianças da educação infantil no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24149Palavras-chave:
literatura infantil; leitura; prática pedagógicaResumo
O presente artigo aborda o segundo capítulo da minha dissertação de mestrado, que versa sobre a mediação do(a) professor(a) com a literatura infantil para crianças pequenas da Educação Infantil. Apresenta a importância de a leitura ser realizada nos primeiros anos de vida no contexto familiar; a biblioteca escolar como importante fonte de leitura e descobertas; a literatura como função social de informação e conhecimento; o ler e o contar; o caráter didático do livro; as relações entre texto e imagem e a importância da história e cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar. Com base em conceitos propostos por Abramovich (1995), Parreiras (2012), Fonseca (2012), Lajolo (2006), Munanga (2005), Debus (2017), BNCC (Brasil, 2017), entre outros, é elaborada uma discussão sobre a relevância de a literatura infantil ser trabalhada com crianças pequenas, a partir da mediação e prática docente, referenciadas por importantes autores(as) que escrevem sobre essa temática.
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