O livro digital interativo e a subjetividade infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.22592Palavras-chave:
livro digital; literatura infantil; multiletramentos; subjetividade; escritaResumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre os livros digitais interativos infantis ou livros app. O objetivo é analisar as relações da leitura digital interativa com a subjetividade infantil. Este artigo é uma revisão bibliográfica e para o debate foram analisadas as propostas dos seguintes autores: Lev Semenovich Vigotsky, Roger Chartier e Roxane Rojo. Vigotsky pondera sobre a relação da subjetividade e o pensamento infantil, Chartier apresenta a história do livro e a relação da leitura com a sociedade ocidental e Rojo discorre sobre a leitura nas telas e propõe uma pedagogia dos multiletramentos. Os resultados obtidos demonstram que a criança interage de diferentes maneiras com o livro app que vai além da leitura e da escrita, sendo um recurso possível de ser utilizado na escola no processo de alfabetização e letramento.
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