Notas sobre o papel das congregações religiosas no processo migratório dos italianos para o Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.21677

Palavras-chave:

congregações religiosas, migração italiana, instituições escolares religiosas

Resumo

Ao migrarem para o Brasil, os italianos encontraram diferenças culturais que provocaram em instituições italianas, como algumas congregações religiosas, ações para atender as necessidades daquele povo. Esse artigo visa mostrar a contribuição de algumas congregações religiosas vindas da Itália durante o processo migratório no estado do Paraná no século XIX, a fim de entender seu papel na educação e na manutenção da cultura italiana para os imigrantes, a partir de uma revisão bibliográfica apoiada em referenciais como: Caira (2009), Kreutz (2010), Maschio (2012), Motin (2015), Poletto (2014) e Scarpim (2015) – que tratam da vinda e instalação dos italianos. É fundamental para a História da Educação considerar a inserção das instituições escolares que foram criadas e conduzidas por religiosas vindas da Itália com essa finalidade, e que se fazem presentes e relevantes ainda hoje em nosso território, impactando tanto na educação quanto na nossa cultura.

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Biografia do Autor

Luciano José toller, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR

Mestrando em Educação

 

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR

Doutora em Educação

 

Referências

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

TOLLER, Luciano José; ORLANDO, Evelyn de Almeida. Notas sobre o papel das congregações religiosas no processo migratório dos italianos para o Paraná. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 148–162, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.21677. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/21677. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos