Notas sobre o papel das congregações religiosas no processo migratório dos italianos para o Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.21677Palavras-chave:
congregações religiosas, migração italiana, instituições escolares religiosasResumo
Ao migrarem para o Brasil, os italianos encontraram diferenças culturais que provocaram em instituições italianas, como algumas congregações religiosas, ações para atender as necessidades daquele povo. Esse artigo visa mostrar a contribuição de algumas congregações religiosas vindas da Itália durante o processo migratório no estado do Paraná no século XIX, a fim de entender seu papel na educação e na manutenção da cultura italiana para os imigrantes, a partir de uma revisão bibliográfica apoiada em referenciais como: Caira (2009), Kreutz (2010), Maschio (2012), Motin (2015), Poletto (2014) e Scarpim (2015) – que tratam da vinda e instalação dos italianos. É fundamental para a História da Educação considerar a inserção das instituições escolares que foram criadas e conduzidas por religiosas vindas da Itália com essa finalidade, e que se fazem presentes e relevantes ainda hoje em nosso território, impactando tanto na educação quanto na nossa cultura.
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