A dança como componente curricular da disciplina de arte no ensino médio integrado no IF Sudeste MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20162

Palavras-chave:

dança, arte, ensino médio integrado, base nacional curricular comum (BNCC), parâmetros curriculares nacionais (PCN)

Resumo

Esta pesquisa discute a inserção da Dança como componente curricular obrigatório na disciplina de Arte nos cursos de Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG. Reflete sobre a importância do ensino da Arte e da Dança no ensino integral valorizando a Arte e a Cultura, diante da ausência de professores com formação específica e da abordagem da Dança entre os conteúdos da disciplina de Arte. Optou-se pela pesquisa documental nos projetos pedagógicos dos cursos, nos planos analíticos da disciplina de Arte e demais documentos, que revelaram a disparidade entre a carga horária ofertada para disciplina, em comparação ao Ensino Médio normal dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A análise bibliográfica sobre o ensino das artes e da dança na educação brasileira revelou os desafios enfrentados ao longo de sua história para sua afirmação, assim como o papel da Arte e da contribuição da Dança como disciplina enquanto área de conhecimento, acerca da produção de saberes para educação do corpo na formação do estudante para o EMI. 

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Biografia do Autor

Paulo Cezar Silva, Instituto Federal Sudeste Campus Rio Pomba (IF Sudeste Rio Pomba)

Mestrando em Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Beatris Cristina Possato, Instituto Federal Sudeste Campus Santos Dumont (IF Sudeste Santos Dumont)

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

SILVA, Paulo Cezar; POSSATO, Beatris Cristina. A dança como componente curricular da disciplina de arte no ensino médio integrado no IF Sudeste MG. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 115–134, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20162. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/20162. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos