Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19439

Palavras-chave:

avaliação psicopedagógica, dificuldades de aprendizagem, dislexia, intervenção psicopedagógica

Resumo

A dislexia é um transtorno neurobiológico que compromete habilidades de leitura e escrita e tem repercussão por toda a vida do sujeito disléxico. Este artigo refere-se a um caso de uma criança com 8 anos e 4 meses de idade, do sexo masculino e do terceiro ano de escolaridade, com hipótese de dislexia. O objetivo desse estudo foi apresentar a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas na recuperação da dislexia. A abordagem da pesquisa é de ordem qualitativa e foi desenvolvida por meio de estudo descritivo. A avaliação psicopedagógica foi importante para a hipótese diagnóstica de dislexia. Após a intervenção psicopedagógica, houve diminuição nos efeitos do transtorno e a criança melhorou significativamente na leitura, escrita e aritmética. Este estudo demonstrou a importância da avaliação e intervenção psicopedagógicas no caso de recuperação da dislexia.

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Biografia do Autor

Sebastião Gomes Barbosa, Universidade Estácio de Sá – UNESA

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

GOMES BARBOSA, Sebastião. Avaliação e intervenção psicopedagógicas: um estudo de caso de uma criança em idade escolar com hipótese de dislexia. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 203–217, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19439. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/19439. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos