Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1869Palavras-chave:
Alfabetização. Construtivismo. Escola democrática. Políticas.Resumo
A investigação deste trabalho refere-se ao período entre 1984 e 1996, quando ocorreu a implantação do Ciclo Básico de Alfabetização e da Jornada Única, no Estado de São Paulo. Esta investigação procurou levar em conta o problema de acesso, permanência ou evasão de crianças das classes populares, com proposta diferenciada de inovação em alfabetização. Esta pesquisa é resultado da preocupação com o elevado número de crianças excluídas do processo de alfabetização e também pelo rendimento insatisfatório daquelas que se encontram matriculadas em nossas escolas. Fundamentamo-nos nas teorias de Jean Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Lev Vigotsky, Henri Wallon e outros para discussão, reflexão, análise e realização das atividades feitas em sala de aula pelas crianças. Voltamos um breve olhar para a situação da escola nas décadas anteriores, com o intuito de situar melhor o contexto atual e apresentar uma experiência, inspirada na teoria construtivista, que nos levou a alguns resultados que julgamos positivos e animadores de novas experiências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09.09.2009
Como Citar
DE PAULA SIQUEIRA, Ana Maria. Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 45–52, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1869. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1869. Acesso em: 10 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos