Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares

Autores

  • Ana Maria de Paula Siqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1869

Palavras-chave:

Alfabetização. Construtivismo. Escola democrática. Políticas.

Resumo

A investigação deste trabalho refere-se ao período entre 1984 e 1996, quando ocorreu a implantação do Ciclo Básico de Alfabetização e da Jornada Única, no Estado de São Paulo. Esta investigação procurou levar em conta o problema de acesso, permanência ou evasão de crianças das classes populares, com proposta diferenciada de inovação em alfabetização. Esta pesquisa é resultado da preocupação com o elevado número de crianças excluídas do processo de alfabetização e também pelo rendimento insatisfatório daquelas que se encontram matriculadas em nossas escolas. Fundamentamo-nos nas teorias de Jean Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Lev Vigotsky, Henri Wallon e outros para discussão, reflexão, análise e realização das atividades feitas em sala de aula pelas crianças. Voltamos um breve olhar para a situação da escola nas décadas anteriores, com o intuito de situar melhor o contexto atual e apresentar uma experiência, inspirada na teoria construtivista, que nos levou a alguns resultados que julgamos positivos e animadores de novas experiências.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Paula Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em educação – Psicologia da Educação – PUC Professor Adjunto II da Universidade Guarulhos e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

09.09.2009

Como Citar

DE PAULA SIQUEIRA, Ana Maria. Contos de fada – uma experiência em alfabetização com crianças das classes populares. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 45–52, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1869. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1869. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos