Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461

Resumo

Este artigo tem a finalidade de discutir as práticas pedagógicas dos professores da Rede Municipal de Ensino, a partir das relevantes experiências profissionais que traduzem os nossos momentos, olhares e percepções referentes à nossa atuação como formadoras/capacitadoras destes profissionais. Traremos para o debate o “lócus” da formação em serviço e sua relação com o “lócus” da atuação docente, espaço onde as práticas docentes acontecem. Nosso objetivo é traduzir a qualidade das formações em serviço – que são formações institucionais -, através do nosso papel, da nossa atuação. O nosso estudo abordará estes espaços de formação, suas instituições locais e os processos instituintes, de autoria e autoridade que acontecem. As tensões, os avanços e retrocessos que cotidianamente se sucedem. Este esboço atravessará as diferentes concepções de aprendizagem, filosofias e abordagens teóricas circundantes na atualidade e que são representativas do corpo profissional. Essa discussão se faz necessária quando falamos de formação em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Guedes, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação Possui Especialização em Mídias Educativas, Psicopedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.Graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é estatutário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional Digital, Alfabetização, Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores.

Mônica Macedo, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Possui especialização em Produção do Conhecimento na Escola Básica: Da Pré-Escola à 4ª série pela Universidade Federal Fluminense e pela CEFET-RJ em Relações Etnicorraciais e Educação. É graduada em PEDAGOGIA pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel. Atualmente, trabalha na Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro na Coordenação de Revisão Curricular.Tem experiência na área de Educação e na formação de professores, com ênfase em alfabetização.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

GUEDES, Sabrina; MACEDO, Mônica. Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.13461. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13461. Acesso em: 19 set. 2024.