A atuação propositiva da gestão educacional para fortalecimento de práticas democráticas na rede municipal de ensino, em contexto formativo - um relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.13225

Palavras-chave:

Avaliação, Democrática, Educação, Gestão, Institucional.

Resumo

A efetivação do papel social da escola está relacionada, entre outros fatores, à sua capacidade de se constituir enquanto espaço de exercício de práticas democráticas. As equipes técnicas das Secretarias de Educação têm o importante desafio de ser indutoras de políticas que possam promover uma cultura de participação nas escolas, incluindo os(as) estudantes, suas famílias, educadores(as), funcionários(as) e comunidade do entorno. Este artigo abordará uma experiência de formação de técnicos(as) de Secretarias Municipais e de gestores(as) escolares, com base na metodologia de Avaliação Participativa INDIQUE (Indicadores de Qualidade da Educação), que permitiu importantes aprendizagens na dimensão da gestão democrática. O uso da ferramenta, aliado a um processo formativo das equipes gestoras, possibilitou a efetivação de práticas e rotinas que contribuíram para a efetiva melhoria das relações e permitiram reforçar o papel da escola como referência de espaço democrático para toda a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Campos Tinoco Fattori, Comunidade Educativa CEDAC

Graduada em Psicologia e pós-graduada em  Psicopedagogia, atuou desde 2006 em projetos de educação não-formal, incluindo arte-educação, apoiando também a articulação de uma rede de bibliotecas comunitárias. Em 2012, iniciou a atuação na Comunidade Educativa CEDAC implantando equipamentos comunitários para ampliação do acesso à literatura, brinquedoteca e às tecnologias da informação e comunicação (TIC).  Atualmente coordena projeto  de formação de gestores de educacionais e escolares, e de mobilização social pela educação.

Marcia Cristina da Silva, Comunidade Educativa CEDAC

Formada em Psicologia pela PUC-SP e mestre em Formação de Formadores – PUC-SP. Especialista em Gestão Pública pela ESP. Atua também no Instituto Avisa Lá como formadora e coordenadora de Projetos. Desde 1995 ingressou no terceiro setor como formadora de professores e coordenadores. A partir de 2007 tem se especializado na formação com diretores escolares e equipes técnicas de secretarias em diversos municípios. Integra a equipe da Comunidade Educativa desde 1999.

Fernando Eduardo Silva Mendes, Comunidade Educativa CEDAC

Graduado em relações internacionais, foi no primeiro ano da faculdade que passou a trabalhar na gestão de Secretarias de Educação na construção e implementação de políticas públicas educacionais. Desde então nunca mais deixou de atuar na Educação. É formador na Comunidade Educativa CEDAC desde 2014 em projetos voltados à qualificação da prática de gestores escolares e educacionais em alguns municípios.

Referências

JODELET, Denise. La representacion social: fenomenos, concepto y teoria. In: MOSCOVICI, Serge (org.). Psicología social II. Barcelona: Ediciones Paidós, 1986. p. 469-494.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

PRADIME (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Caderno de textos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. v. 1.

Downloads

Publicado

01.07.2020

Como Citar

FATTORI, Camila Campos Tinoco; SILVA, Marcia Cristina da; MENDES, Fernando Eduardo Silva. A atuação propositiva da gestão educacional para fortalecimento de práticas democráticas na rede municipal de ensino, em contexto formativo - um relato de caso. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 45–56, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.13225. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13225. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos