A atuação propositiva da gestão educacional para fortalecimento de práticas democráticas na rede municipal de ensino, em contexto formativo - um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.13225Palavras-chave:
Avaliação, Democrática, Educação, Gestão, Institucional.Resumo
A efetivação do papel social da escola está relacionada, entre outros fatores, à sua capacidade de se constituir enquanto espaço de exercício de práticas democráticas. As equipes técnicas das Secretarias de Educação têm o importante desafio de ser indutoras de políticas que possam promover uma cultura de participação nas escolas, incluindo os(as) estudantes, suas famílias, educadores(as), funcionários(as) e comunidade do entorno. Este artigo abordará uma experiência de formação de técnicos(as) de Secretarias Municipais e de gestores(as) escolares, com base na metodologia de Avaliação Participativa INDIQUE (Indicadores de Qualidade da Educação), que permitiu importantes aprendizagens na dimensão da gestão democrática. O uso da ferramenta, aliado a um processo formativo das equipes gestoras, possibilitou a efetivação de práticas e rotinas que contribuíram para a efetiva melhoria das relações e permitiram reforçar o papel da escola como referência de espaço democrático para toda a sociedade.
Downloads
Referências
JODELET, Denise. La representacion social: fenomenos, concepto y teoria. In: MOSCOVICI, Serge (org.). Psicología social II. Barcelona: Ediciones Paidós, 1986. p. 469-494.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
PRADIME (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Caderno de textos. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pós-graduação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.