Interferência do empresariado na implementação de políticas públicas educacionais: o caso do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13166

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Gestão por Resultados

Resumo

O presente artigo é uma premissa da temática a ser abordada na dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará. Objetiva-se com esse estudo identificar como o Instituto Unibanco direcionou a implementação do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará a partir de um modelo de gestão desenvolvido pelas empresas privadas. Assim, será empreendido uma análise do percurso realizado pelo Comitê Gestor do Programa, durante o ano de 2013 a 2014, período em que a pesquisadora desenvolveu a função de Coordenadora da política no estado. A partir do estudo realizado inferimos que as empresas privadas engessam a autonomia da escola ao impor um modelo de gestão por resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keline Rodrigues Araujo, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, Pós-graduação em Pedagogia do Movimento Humano-Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora na Unidade de Educação Infantil Catalina II na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC/PA) e Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Políticas Públicas e Assessoramento pedagógico e é membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação (GEPTE) da Universidade Federal do Pará. ORCID iD https://orcid.org/0000-0003-4537-5247.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador – Documento Orientador 2014. Disponível em <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em: 14 de dez. 2018, 16h10.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1995.

ESTEVÃO, Carlos Vilar. A qualidade da Educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica. RBPAE – v.29, n.1, p.15-26, jan./abr. 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do Capitalismo real. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de atividades (2011). São Paulo: Instituto Unibanco, 2007. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/IU_2011. Acesso em: 15 de dezembro de 2018, 14h.

JUNIOR, Gilberto Nogara. O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no contexto das políticas do Banco Mundial (BM): rumo a formação de trabalhadores de novo tipo? 2015. 218 f. Dissertação (Mestrado em Trabalho e Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

LIMA, Licínio. A Escola como Organização Educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4. ed. – São Paulo:Cortez,2010.

NOVAES, Ivan Luiz e FIALHO; Nadia Hage. Descentralização educacional: caraterísticas e perspectivas. RBPAE – v.26, n.3, p.585-602, set./dez. 2010.

PERONI, Vera Maria Vidal. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In. PERONI, V.M.V., BAZZO, V.L.,

PEGORARO, L. (org.) Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

SHIROMA, Eneida Oto; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; CAMPOS, Roselane Fátima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm

Downloads

Publicado

24.06.2019

Como Citar

ARAUJO, Keline Rodrigues. Interferência do empresariado na implementação de políticas públicas educacionais: o caso do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 183–203, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.13166. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13166. Acesso em: 12 nov. 2024.