O território da gestão, a gestão do território: interpretação das narrativas pós-ocupações estudantis em Sorocaba-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.11418

Palavras-chave:

Território, Gestão Escolar, Identidade, Sorocaba

Resumo

As últimas ocupações estudantis em 2015 trouxeram consigo uma discussão ampla sobre as territorialidades da escola paulista, produzindo questionamentos sobre a democracia da gestão escolar. Nesse contexto, por meio da concepção de território de Rogério Haesbaert, elaboramos um estudo de caso buscando as identidades que constituem esse fenômeno. Escolhemos uma escola da periferia de Sorocaba, que esteve sob ameaça de fechamento na “reorganização das escolas estaduais em São Paulo”, para o aprofundamento empírico da pesquisa. O estudo baseou-se nas cate-gorias: identidade, território e gestão escolar, para que fosse possível findar uma análise crítica e interdisciplinar. Foram realizados trabalhos de campo na escola e nos encontros dos movimentos estudantis, com o objetivo de aprofundar a análise qualitativa. Identificamos com o estudo a presença das multiterritorialidades como um fator importante na construção de continuidades autoritárias, e que as ocupa-ções foram possíveis rupturas como o modus operandi da gestão como um todo.

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Biografia do Autor

Michael Cristtofer da Silva, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba (2016). Mestrando em geografia Humana no PPGgeo-SO. Professor da rede estadual de educação do Estado de São Paulo, e possui experiência em Geografia Urbana e gestão da educação no espaço urbano.

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

DA SILVA, Michael Cristtofer. O território da gestão, a gestão do território: interpretação das narrativas pós-ocupações estudantis em Sorocaba-SP. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 28–49, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.11418. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/11418. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão educacional: limites e possibilidades