Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas

Autores

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)
  • Cássio Michel dos Santos Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.10411

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória de mestres Griôs, Educação Escolar Quilombola.

Resumo

 

 O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do Ensino de História en-quanto campo disciplinar, que acolhe relatos orais de mestres Griôs como documentos de memória de Comunidades Quilombolas. A pergunta problema se circunscreve, a saber: o relato oral pode ser utilizado como documento para o desenvolvimento de atividades na disciplina de história? Antes, porém, tem-se como ponto de partida, primeiro, estabelecer relações entre a Educação Antirracista e o Ensino de História; e segundo, tratar sobre os relatos orais de mestres Griôs no Ensino de História. O referencial adotado se situa no campo do Ensino de História em interseção com a História da Educação. Em termos metodológicos, utilizamos a História Oral e, desse modo, as entrevistas possibilitaram cap-tar fragmentos dos relatos que mostram sua potência. Na sequência, realizamos uma imer-são bibliográfica a fim de analisar o tema proposto e de encaminhar possibilidades do uso desses relatos no Ensino de História.

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Biografia do Autor

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST); Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação.

Cássio Michel dos Santos Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Escola Estadual Ildo Meneghetti; Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

Graduado em História pelo Centro de Educação Metodista (IPA-RS); Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Su (UFRGS); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Vinculado a Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação. Atua como professor de História e Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor de História da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da educação e Didática das Ciências Humanas no Curso Normal,ambas instituições da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

DE SOUSA, Ricardo Costa; CAMARGO, Cássio Michel dos Santos. Ensino de história: memórias de mestres Griôs em comunidades quilombolas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 164–182, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.10411. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/10411. Acesso em: 12 nov. 2024.