Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual

Autores

  • Arilene Maria da Silva Santos UESPI-Universidade Estadual do Piauí
  • Roberta Lillyan Rodrigues Reis UFPI
  • João Alberto Costa Neto UESPI
  • Tásia Peixoto de Andrade Ferreira Chrisfapi
  • Marcelino Martins UESPI

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7881

Palavras-chave:

Criança, Pessoas com deficiência visual, Desempenho psicomotor, Equilíbrio postural, Fisioterapia.

Resumo

Introdução : A presença de restrições visuais na infância leva a desvios e difi - culdades nas habilidades sensório-motoras. Objetivos : Verificar as respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com defici - ência visual. Métodos : Trata-se de um relato de casos não controlado, transversal. A amostra foi composta por duas crianças em idade escolar, com diagnóstico oftalmológico de baixa visão e cegueira total. Foram aplicados o Teste de equilí - brio de Berg e o Teste de Coordenação Corporal para Crianças - Bateria de Testes KTK antes e após 10 atendimentos, duração média de 50 minutos, duas vezes na semana. Resultados : Para a Criança 1 observou-se melhora de aproximada - mente 11% para coordenação e 13% no equilíbrio; e para a Criança 2 verificou-se aumento de 17% na coordenação, e 6% para o equilíbrio. Conclusão : O protocolo utilizado trouxe benefícios para o equilíbrio e resposta motora destas crianças com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilene Maria da Silva Santos, UESPI-Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, residente em saúde da família e comunidade na Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Roberta Lillyan Rodrigues Reis, UFPI

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, mestranda em biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Parnaíba,

João Alberto Costa Neto, UESPI

Graduado em Fisioterapia, Universidade Estadual do Piauí – UESPI, residente em terapia intensiva do adulto na Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Tásia Peixoto de Andrade Ferreira, Chrisfapi

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Vale do Paraíba – UNIVAP, professora da Faculdade Chrisfapi. Piripiri, PI 

Marcelino Martins, UESPI

Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Downloads

Publicado

30.03.2018

Como Citar

1.
Santos AM da S, Reis RLR, Costa Neto JA, Ferreira TP de A, Martins M. Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 23º de dezembro de 2024];17(1):79-85. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/7881

Edição

Seção

Artigos