Avaliação do perfil de prescrição de dentifrícios fluoretados por cirurgiões dentistas em crianças menores de 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7528Palavras-chave:
Criança, Dentifrícios, Escovação dentária, Flúor.Resumo
Introdução: A escovação com dentifrício fluoretado é o melhor meio paraprevenir a cárie dentária, independente da idade. Objetivo: Avaliar o perfil de prescrição de dentifrício fluoretado por cirurgiões dentistas em crianças menores de 06 anos. Métodos: Foram entrevistados 62 odontólogos da rede pública do município de Cascavel – PR, e entregue um questionário com seis questões específicas. Resultados: Os cirurgiões dentistas relataram prescrever dentifrício fluoretado (64,5%), e orientam a quantidade a ser colocada na escova (93,5%), também conhecem sobre toxicidade do flúor e as causas da fluorose. Quanto a idade indicada para início da escovação com dentifrício fluoretado as prescrições foram a partir dos 6 anos de idade (24,2%) ou quando a criança soubesse cuspir (17,7%). Conclusão: Os entrevistados prescrevem dentifrício fluoretado para crianças menores de 6 anos de idade. Porém grande parte diferiu sobre a concentração ideal de flúor que deve ser utilizada, além da idade inicial que deve ser prescrito o creme dental fluoretado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.03.2018
Como Citar
1.
Lazzarin HC, Vaccari L, Santos CCB dos, Sulzler KE, Souza JGMV. Avaliação do perfil de prescrição de dentifrícios fluoretados por cirurgiões dentistas em crianças menores de 6 anos. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 23º de dezembro de 2024];17(1):32-40. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/7528
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.