Comparação entre dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas após gastroplastia

Autores

  • Stefane Cristina Oliveira Souza UNIMEP
  • Maura Rigoldi Simões da Rocha UNIMEP
  • Daniela Faleiros Bertelli Merino UNIMEP
  • Irineu Rasera-Júnior Clínica Bariátrica
  • Eli Maria Pazzianotto-Forti UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6602

Palavras-chave:

Obesidade mórbida, Fisioterapia, Cirurgia Bariátrica.

Resumo

Introdução: A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) pode auxiliar na restauração da função pulmonar após a gastroplastia. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação da CPAP por meio de dois dispositivos diferentes, na função pulmonar e na prevalência de atelectasias pulmonares após gastroplastia. Métodos: 36 voluntárias foram randomizadas e alocadas em 2 grupos para receber a CPAP: um por meio de equipamento microprocessado e o outro por gerador de fluxo, além da fisioterapia respiratória convencional. No pré-operatório e na alta hospitalar foram realizados exame espirométrico e raio X de tórax. Resultados: Houve redução significativa (p<0,05), no pós-operatório, da capacidade vital lenta (CVL) e do volume de reserva inspiratório (VRI) nos dois grupos. Já o volume corrente (VC) e o volume de reserva expiratório (VRE) não apresentaram diferenças significativas (p>0,05). Na comparação entre os grupos, não houve diferença significativa (p>0,05). Em relação à prevalência de atelectasias, ambos apresentaram um índice de 16,6%. Conclusão: A aplicação da CPAP, independente do dispositivo utilizado, associada à fisioterapia respiratória convencional, foi efetiva para manter o VRE e o VC no pós-operatório de gastroplastia, podendo, dessa forma, contribuir para um baixo índice de atelectasias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefane Cristina Oliveira Souza, UNIMEP

Graduanda em Fisioterapia na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Maura Rigoldi Simões da Rocha, UNIMEP

Fisioterapeuta Mestre em Ciências do Movimento Humano

Daniela Faleiros Bertelli Merino, UNIMEP

Fisioterapeuta doutora em Fisiopatologia Médica, docente do curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Irineu Rasera-Júnior, Clínica Bariátrica

Médico gastrocirurgião, Doutor em Cirurgia, Clínica Bariátrica - Centro de Gastroenterologia e Cirurgia da Obesidade de Piracicaba

Eli Maria Pazzianotto-Forti, UNIMEP

Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Downloads

Publicado

23.01.2017

Como Citar

1.
Souza SCO, Rocha MRS da, Merino DFB, Rasera-Júnior I, Pazzianotto-Forti EM. Comparação entre dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas após gastroplastia. Cons. Saúde [Internet]. 23º de janeiro de 2017 [citado 23º de dezembro de 2024];15(3):423-32. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/6602

Edição

Seção

Artigos