Video Games Ativos, equilíbrio e gasto energético em idosos: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n2.4551Palavras-chave:
Envelhecimento, Exercício, Jogos de vídeo.Resumo
Introdução: Verifica-se que Video Games Ativos (VGA) aumentam os níveis de aptidão física em populações diversas, contudo, esses efeitos são controversos em pessoas idosas. Objetivos: Revisar os efeitos dos VGAs no equilíbrio e analisar o gasto energético em idosos. Métodos: Realizou-se busca nas bibliotecas: MedLine, PubMed, Science Direct e Web of Knowledge, utilizando os termos: exergames, older adults, active video games, virtual reality e elderly. Resultados: Nos oito trabalhos analisados, os VGAs apresentaram intensidades de leve à vigorosa, possibilitando gastos energéticos de acordo com as indicações do ACSM. Verificou-se que, na maioria das pesquisas, utiliza-se a frequência cardíaca para estimar o gasto calórico. Os efeitos positivos no equilíbrio foram identificados nos indivíduos com redução dessa capacidade diagnosticada antes das intervenções, bem como naqueles nos quais foram usadas a escala de verificação do equilíbrio de maneira prática. Conclusão: VGAs são capazes de aumentar o gasto energético e melhorar o equilíbrio em idosos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14.07.2014
Como Citar
1.
Perrier-Melo RJ, Coelho T de AS, Brito-Gomes JL, Oliveira SFM de, Costa M da C. Video Games Ativos, equilíbrio e gasto energético em idosos: uma revisão sistemática. Cons. Saúde [Internet]. 14º de julho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];13(2):289-97. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/4551
Edição
Seção
Revisões de literatura
Licença
Copyright (c) 2014 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.