Influência de atividades lúdico-desportivas na realização de equoterapia em pacientes neurológicos – ensaio clínico controlado aleatorizado

Autores

  • Fernando Henrique de Sousa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP
  • Marcelo Tavella Navega Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial, Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3421

Palavras-chave:

Equoterapia assistida, Lesão cerebral, Paralisia cerebral, Recreação.

Resumo

Introdução: A equoterapia é uma terapia que utiliza o cavalo para proporcionar ao praticante a reabilitação nos aspectos motores, sensoriais, comportamentais e sociais. Objetivo: Verificar o efeito da associação de atividades lúdicas com as sessões de equoterapia sobre o equilíbrio de tronco e amplitude de movimento. Métodos: Foram selecionados 18 praticantes com diagnóstico de paralisia cerebral, divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1 realizou sessões de equoterapia; e o grupo 2, equoterapia com atividades lúdico-desportivas. Antes e após o tratamento, foram avaliados o controle de tronco e a amplitude de movimento dos praticantes. Os dados encontrados foram analisados utilizando o teste estatístico “t” de Student (p<0,05). Resultados: Houve melhora na amplitude de movimento e no equilíbrio nos participantes de ambos os grupos. Conclusão: A equoterapia é um recurso eficaz para o tratamento de indivíduos com paralisia cerebral, independentemente de ser realizada com ou sem atividades lúdicas.

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Biografia do Autor

Fernando Henrique de Sousa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP

Aluno regular do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru, SP. Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, SP.

Marcelo Tavella Navega, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial, Marília-SP

Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília-SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro- SP.

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Publicado

04.01.2013

Como Citar

1.
de Sousa FH, Navega MT. Influência de atividades lúdico-desportivas na realização de equoterapia em pacientes neurológicos – ensaio clínico controlado aleatorizado. Cons. Saúde [Internet]. 4º de janeiro de 2013 [citado 24º de dezembro de 2024];11(4):587-9. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/3421

Edição

Seção

Ciências aplicadas