O isolamento social alterou o curso do desenvolvimento motor de bebês nascidos durante a pandemia do COVID-19?
DOI:
https://doi.org/10.5585/23.2024.26054Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, fisioterapia, saúde da criança, neurodesenvolvimento, SARS-CoV-2Resumo
Resumo
Introdução: a pandemia pelo novo Coronavírus e o consequente isolamento social afetaram a rotina de famílias durante aquele período.
Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor de bebês típicos nascidos pré e durante a pandemia.
Método: estudo transversal, composto por 18 bebês, nove nascidos antes (14,4±3,1 anos) e nove nascidos após a pandemia (14,9±3,5 anos). A escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS) foi utilizada para avaliar o desenvolvimento motor.
Resultados: não foram observadas diferenças entre os grupos com relação aos resultados brutos da AIMS (p>0,05). Quatro bebês nascidos durante o período de pandemia pelo COVID-19 foram classificados como pertecendo ao percentil 75-100.
Conclusão: para esta amostra, sugerimos que o desenvolvimento motor não tenha sido afetado durante este período de falta de interação com o ambiente externo, devido ao ambiente familiar ter se mostrado promissor.
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