Percepção de Profissionais de Centros Especializados de Reabilitação sobre Conhecimento e Aplicabilidade da Segurança do Paciente
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.97Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Qualidade, Saúde Pública, Reabilitação, Assistência à saúde.Resumo
Este relato teve como objetivo a identificação e análise dos principais conhecimentos e as percepções dos profissionais que trabalham em clínicas de reabilitação sobre o tema da Segurança do Paciente. Foi aplicado um questionário composto por 25 questões abertas sobre segurança do paciente, tipos e notificação de incidentes de segurança. Apenas a identificação do paciente e higienização das mãos são reconhecidas como relevantes para segurança do paciente por 100% dos profissionais entrevistados. Quarenta por cento dos entrevistados identificam o evento adverso como único tipo de incidente de segurança do paciente. Fatores outros como os relacionados à infraestrutura e sobrecarga dos profissionais de saúde foram apontados como de risco para a ocorrência de falhas na segurança do paciente. Há subnotificação de incidentes de segurança e não há disseminação da cultura de segurança dos pacientes nas clínicas avaliadas. Concluímos que as clínicas de reabilitação por atenderem muitos pacientes com déficits motores, cognitivos, de equilíbrio dentre outros são locais de alto risco para a ocorrência de falhas na segurança e que diferentes estratégias devem ser implementadas para prevenção/redução efetiva de danos aos pacientes tais como treinamento continuado, adequação das clínicas de reabilitação e desenho de fluxos e de processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vívian Elaine Alflen, Márcia Cristina Zago Novaretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.