Gestão das Expectativas das Partes Interessadas: Um Estudo da Percepção dos Profissionais em Gestão de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.78Palavras-chave:
Gestão de projetos, Gestão de stakeholders, Expectativas dos stakeholdersResumo
Este relato tem como objetivo analisar como se dá a gestão de expectativas das partes interessadas em projetos na percepção de especialistas da área. Para tanto, foi realizada pesquisa quantitativa descritiva, tendo como método a pesquisa de campo. O levantamento foi realizado com profissionais filiados ao PMI-MG, experientes em gestão de projetos, por meio de um questionário autoadministrado, cujos resultados foram analisados do ponto de vista estatístico descritivo e do seu conteúdo. Os resultados revelaram a “qualidade” como principal expectativa das partes interessadas e o fator “econômico” como o mais influente nas expectativas em projetos. Na percepção dos respondentes, as partes interessadas estão classificadas com maior nível de preocupação nas expectativas e com nível de engajamento como “apoiadoras”, por estarem cientes dos objetivos e do trabalho do projeto, dando apoio às mudanças aprovadas. A pesquisa também aponta que as principais facilidades e dificuldades na gestão de partes interessadas em projetos estão concentradas nas atividades e processos de recursos humanos e comunicação.
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Copyright (c) 2018 Alessandro Márcio Martins Dias, Ester Eliane Jeunon, Leonora da Cunha Duarte
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