Inovação através do Design: Um Estudo de Caso da Empresa CIAO MAO

Autores

  • Daniel Tomoki Hayashi Universidade de São Paulo - USP, São Paulo - SP.
  • Heidy Rodriguez Ramos Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.7

Resumo

A conectividade de informações do mundo atual gera uma competição global acirrada. Empresas de pequeno porte competem juntamente com grandes corporações que dispõem de muito mais recursos financeiros. Neste cenário, o design passa a ser uma das soluções para que empresas com recursos escassos se diferenciem e ganhem competitividade perante grandes players do mercado. Um exemplo de empresa brasileira inovadora é a marca de calçados Ciao Mao, que em poucos anos de existência ganhou relevância internacional, com cinco prêmios de design, diversas exposições e participações em bienais pelo mundo, isso associado também a uma alta performance comercial, com crescimento constante de faturamento. Este trabalho relatará o uso do design thinking como principal ferramenta de geração de inovação na empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Tomoki Hayashi, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo - SP.

Formado em Economia na FEA-USP (2009).Pós-graduado em Admistração Estratégica pela FIA (2012).Gerente Comercial e de Planejamento na empresa CIAO MAO. (Maio de 2009 - presente)

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP (2011). Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Mestrado em Sociedade, Economia e Estado pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-graduação em Administração Estratégica da Fundação Instituto de Administração (FIA). Membro dos grupso de pesquisa: Planejamento Estratégico e Empreendedorismo da FEA/USP e Estudos Organizacionais (UNINOVE). Desenvolveu pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Estratégia, Planejamento Estratégico e Internacionalização de Empresas. Atualmente atua na área de Governança Ambiental pesquisando sobre Fontes alternativas de energia.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Hayashi, D. T., & Ramos, H. R. (2013). Inovação através do Design: Um Estudo de Caso da Empresa CIAO MAO. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 70–83. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.7

Edição

Seção

Relatos técnicos