Como integrar as Questões Socioambientais à Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso

Autores

  • Denise Lana Molina Fundação Instituto de Administração - FIA, São Paulo - SP.
  • Ivete Rodrigues Fundação Instituto de Administração - FIA, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.4

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Programas, Indicadores

Resumo

Atentas aos impactos que podem afetar o ambiente de negócios, as empresas se estruturam para a sustentabilidade. Os investidores começam a perceber que a redução do risco financeiro passa por questões sociais, éticas e ambientais. Desta forma, a institucionalização das áreas de sustentabilidade nas empresas desafia seus executivos a gerir uma área que envolve um complexo ambiente interno e externo com vistas a um futuro de longo prazo, quando a avaliação de resultados ocorre trimestralmente. Este trabalho parte da premissa de que a Sustentabilidade Corporativa concentra iniciativas que podem ser desdobradas em projetos. Neste trabalho pretendeu-se investigar a forma de gestão que lhe permita ser parte integrante da estratégia corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Lana Molina, Fundação Instituto de Administração - FIA, São Paulo - SP.

ɠgraduada em Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com especialização em gestão de negócios pela FIA e em projetos pela Universidade de La Verne, California. Denise ingressou na Schneider Electric em 2006 na área de Marketing, tendo passado por Recursos Humanos e Comunicação até assumir a responsabilidade pela criação da área da primeira área de Sustentabilidade em uma subsidiária do grupo em 2011. Uma de suas principais missões à frente da área é garantir o posicionamento da companhia como especialista em gestão de energia e provedora de soluções sustentáveis que agreguem valor aos negócios dos clientes Schneider Electric.

Ivete Rodrigues, Fundação Instituto de Administração - FIA, São Paulo - SP.

É Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2010). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com complementação pelo Bentley College, Boston, USA (2001); Licenciada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação em Administração da Faculdade FIA de Administração e Negócio e dos Programas de Pós-Graduação Lato-Sensu e MBA. Na mesma instituição, atua também como coordenadora pedagógica de cursos e coordenadora adjunta de projetos, sendo responsável por desenvolver e gerenciar projetos que resultam em soluções educacionais e gerenciais customizadas para as empresas.  É pesquisadora do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Secretaria General da Asociación Latino-Americana de Gestión Tecnológica (ALTEC). Foi coordenadora executiva por mais de 10 anos do Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica e editora adjunta do Boletim Inova Gestão & Tecnologia. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação tecnológica, administração de projetos, inovação e sustentabilidade e gestão ambiental. É autora de diversos artigos e livros publicados tanto no Brasil quanto no exterior.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Molina, D. L., & Rodrigues, I. (2013). Como integrar as Questões Socioambientais à Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 43–55. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.4

Edição

Seção

Relatos técnicos