Terceirização dos Serviços de Impressão como Forma de Obtenção da Ecoeficiência em uma Empresa Pública de Pesquisa Agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.48Palavras-chave:
Terceirização de Impressão, Administração Pública, EcoeficiênciaResumo
O objetivo deste Relato Técnico foi identificar as principais vantagens que a terceirização do serviço de impressão trouxe a uma empresa pública de pesquisa agropecuária. Anteriormente era utilizado o método tradicional de impressão, que consistia na empresa ser responsável pela aquisição de impressoras, cartuchos e toners, pelo encaminhamento para conserto quando as máquinas avariavam e pelo descarte dos materiais utilizados. O procedimento metodológico que orienta esse trabalho foi o estudo de caso. Foi realizado um referencial teórico sobre ecoeficiência, histórico da terceirização, vantagens e as possibilidades de utilização desse método na tecnologia da informação. Posteriormente, foi feito um levantamento dos custos que a empresa tinha com o método tradicional de impressão e, em seguida, comparado com os custos no serviço terceirizado. Além do benefício de redução de custo de impressão, a terceirização desse serviço contribuiu para a otimização do tempo dos empregados, uma vez que não foram mais necessários a realização de processos licitatórios para aquisição de cartuchos e toners, bem como outros processos burocráticos para o envio de máquinas para conserto. Passou a haver a certeza do descarte correto dos resíduos gerados, além da diminuição do consumo de papel, colaborando para a ecoeficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Taísa Scariot Preusler, Tatiane Basegio Crespi, Daiane Lampugnani Marafon, Valdeci Nardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.